Hoje meu amigo e companheiro Voltaire Xavier me lançou uma enquete para que eu pudesse votar. A pergunta não era fácil: Quem foi o maior icoense de todos os tempos?". Já a minha opinião...
Achei justo dá minha opinião do jeito que eu gosto de dá. Já que ele me pediu eu lhe ofereço com justificativa. E ainda mais, bem detalhada até onde eu tenho conhecimento do assunto.
Meu voto é para o Dr. Pedro Théberge..
Bem vamos lá... Apesar de não conhecer bem nenhum desses nomes, é justo o senhor Pedro Théberge sobre o qual o Passado, por meio da História, e o Presente, através dos meus 5 sentidos, eu sei um pouco bem mais.
Pois bem. Vou esclarecer.
Além dele ter feito coisas grandiosas como edifícios aqueles edifícios.. apesar de eu ser um acadêmico de arquitetura, não é só isso que me chama a atenção a ele.
O que me encanta nesse homem é que, primeiramente, até onde eu sei, posso está errado: Ele não era político, nem tão rico como os outros da lista e nem era icoense... Era um Médico francês que largou o clima e o desenvolvimento da Europa para vir exercer a medicina nas brenhas do sertão nordestino, arrastando a mulher com seu piano e que se encantou por uma cidade no meio do torrão da catinga, que naquele tempo não tinha nem casarões antigos bonito de se ver, nem uma paisagem tão linda de um largo como hoje é. Ou seja, não tinha tantas coisas lhe chamasse tanta a atenção como hoje temos por exemplo: a vista do Largo do Théberge de cima da sacada do Teatro da Ribeira dos Icós. Entendeu o que quis dizer?! ..
Tipo assim:
O cara era médico, não era tão rico, pois não morava num daqueles sobrados nem Solares da nossa cidade.
O cara fez muito mais que uma reforma na Secretaria de Saúde da cidade, ele fez o Tetro mais antigo do estado do Ceará, acolheu e medicou neste dezenas ou centenas de enfermos da epidemia da cólera que devastou muita gente de nossa cidade.
Nem só enfeitou pracinhas e rotatórias da cidade com luzes brilhantes e plantas do sul, simplesmente, talvez o maior Largo da América Latina se fez ao nome dele.
O cara era genial. Convenceu sua mulher a lecionar aulas de piano para gente que só conhecia música boa do assovio de quem vinha das cidades mais desenvolvidas por que sabia que ela era capacitada naquilo, e nem por trabalhar na saúde, ele colocou ela pra tomar de conta de um cargo administrativo de um hospital.
O cara era foda. chegou em Icó, fez pelo icó, fez pelo o povo do icó, morreu no icó e ainda serviu de exemplo para calar a boca de muita gente como exemplo de homem, como aqui está sendo, que acha que administrar é fazer coisas instantâneas que não durará sua geração, melhor dizendo, que não durará 4 anos. Nem teve uma Mansão. Nem teve uma Mercedes. Nem foi dono de boiada.
É admirado e estudado por profissionais que quebram a cabeça em busca de informações sobre os seus feitos na história, e não por contabilistas que quebram a cabeça calculando suas as contas pra ver se no fim do governo tudo bateu.
Eu voto nele.
Concordo em gênero, número e grau com meu amigo e parceiro Pê Lucca.
ResponderExcluirSó pra se ter uma ideia, Icó, era a maior cidade da Província do Ceará, chegou a ter 15.000 habitantes, mais que a capital Fortaleza, que na época tinha cerca de 12.000, a tão famigerada Cólera Morbo matou mais de 1/3 da população, algo em torno de 3.000 pessoas.
Pedro Franklin Théberge chegou a atender pessoas em sua casa, que fica ao lado da Antiga Casa de Câmara e Cadeia, onde funcionou por anos do famoso Bar de Chico Velho. Olha só. O cara revolucionou a história de uma cidade e morava numa casa tão simples e singela como esta.
Infelizmente Pê Lucca, há indícios de que o Pedro Théberge tenha exercido algum cargo político rsrsrsr, em um livro de Barão de Studart (não me recordo qual) deixe transparecer, mesmo sem exatidão, que talvez o pedro Théberge tenha sido uma espécie de Vereador, na época do Ceará Colonial, as Vilas eram geridas pela Paróquia e por um Capitão Mor, a paróquia nomeava a Vereação a seu gosto, cerca de 10, e o Pedro Théberge esteve engajado na construção da antiga Casa de Câmara e cadeia, não só a Planta do Prédio foi feito por ele, como foi incumbido pelo El Rei de fiscalizar e prestar relatório das despesas de tal construção, coisa que era feito pelos Vereadores da época, mas precisa-se deixar claro que, na Europa, até os dias de hoje (em algumas cidade, claro) o cargo de Vereador era um cargo voluntário e sem remuneração. O que me faz brilhar os olhos sempre que falam do Pedro Théberge.
Mais que qualquer outro feito da história dos políticos da cidade, Pedro Théberge deixou marcado em nossa terra a sua capacidade e o seu amor por este terra, SAÚDE, CULTURA, LAZER, SEGURANÇA E RELIGIOSIDADE foram fatores gritantes em sua morada na nossa terra, caso não saibam, o primeiro mapa do Ceará, feito por ele, que era formado em medicina, mas também formou-se em Letras e um apaixonado pela História.
Deu a vida para cuidar do povo de nossa terra e morreu por este feito.
Então, Pedro Franklin Théberge é com todo a certeza O MAIOR ICOENSE DE TODOS OS TEMPOS, isto é uma condição Sine qua Non a meu ver.