Meus Canais

Oração à Trindade do Poder

Hoje amanheci um pouco melhor do que ontem, tanto pelo indício de uma gripe, quanto pela um indício de desestímulo que andei tendo nos últimos dias.


Primeiro pela Semana do Município de Icó, minha cidade natal que a canto, acontecendo, sobre a qual já desabafei o último artigo e o que não me atingiu tanto, por não ser inesperado. Terceiro por me esforçar para tentar superar, ontem no último dia Festival UFC de Cultura. Quebrando a ordem dos fatores, o Segundoo que mais me magoou, porém, por eu também ser humano e gerar moderadas expectativas sobre o inesperado que você jura que seria a mais provável das situações.

Escrever no Flagrando-me Disperso é um modo de expressar-me sobre algumas causas pelas quais me deparam um pouco disperso, situações que passam por despercebidas diante de muitos, e notadas bastante por outros, porém nem sempre esses últimos aproveitam o sentimento para escolher as palavras mais propícias para abordar os assuntos. 

Possa ser que esse texto, transmita indesejavelmente um imagem minha cabisbaixa, mas na vida, como fã do Natiruts...

"...são as quedas que ensinam a Cultivar o nosso Amor, Pensar no nosso Futuro, Pensar no nosso Futuro... Ser Feliz..."

O tal Segundo motivo, que citei no início, foi o fato da minha última composição também (nessa edição) não ter sido aceita no Festival Cariri da Canção pelos jurados nem pra concorrer o concurso com as demais. Tudo bem, mas pra não dizer que não "contei com o ovo do cú dessa galinha", eu confesso que contei um pouquinho. 

Explicando e contextualizando o assunto:

Há algumas semanas, o que se passava no nosso Estado era a questão da reivindicação de melhores condições de trabalho e a ação dos inconformados contra o reajuste do salário dos professores "proposto" pelo Governo do Estado. A mobilização virou uma verdadeira guerra entre a Opinião dos professores e dos Estudantes da rede pública contra as forças armadas repressoras do Estado e da Capital. Lágrimas e sangue no chão. Eu vivia um pouco desse acontecimento pelo meu primo, que também reivindicava seus direitos de docente, e chegava em casa com os nervos a flor da pele, contando-nos os detalhes do que se passava na Assembléia Legislativa. 

Deputados reajustam seus salários pra mais, em percentuais revoltantes para a população. Professores da rede pública não tem nem o direito de reivindicar pela melhoria dos seus, nem para estabilizar o atual. 

Isso é tema para inspirar um Rock (Que País é esse) da Legião Urbana. Mas optei pelo unir o útil ao agradável. 

Inspirei-me com a questão numa das composições que aflorou em minha mente de uma maneira que também me surpreendeu, em uma horar e alguns minutos, estava lá ela pronta: Oração à Trindade do Poder, título que faz alusão a aclamações ao Poder, numa dubiedade entre o Divindade e o Estado.

Letra e melodia concluída, um reajuste do ritmo para tentar aos jurados metidos à intelectuais, então decidi encaixá-la num samba-rock, ou melhor, num samba-pop, uma pitada desse estilo musical ícone do País mundialmente reconhecido. Larguei a minha tendência Rock Raul para tentar para acrescentar ao meu material rumo ao concurso, um pouco de possibilidades.

Meu interesse com esse festival ia muito mais além de concorrer a uma boa premiação que me serviria para dar continuidade a gravação do meu primeiro Álbum profissional, eu via nele uma forma de levantar a faixa #EDUCAÇÃO_DE_LUTO. Mas infelizmente o meu esforço para preserva a qualidade de música inédita, como requisito do festival, durante o todo o clímax da batalha dos professores na Assembléia. 

Eu interpreto essa recusação do meu material de inscrição não com a desculpa  de que "há umas melhores que outras..". Pois eu estudei, cada palavra e acorde arranjado para se adequar aos exemplos dos últimos inscritos que se deram bem nesse tipo de concurso. 

As hipóteses que levei como consolo das edições passadas dos festivais que me já inscrevi, já não seria útil para essa, pois dessa vez não mandei uma canção melosa-romântica, com qualidade de gravação ao vivo e improvisada, dessa vez eu tentei fazer tudo direitinho aos mínimos detalhes, desde a composição de uma música com um Tema engajado numa situação quentíssima em nosso país e em nosso Estado, passando pelo caríssimo investimento que meu pai fez num estúdio de qualidade com profissionais de qualidade, até ao ponto de chegar a comprar passagens para ir pessoalmente despachar o meu material de inscrição nas mãos da organização, desconfiando da possibilidade da Greve dos Correios prejudicar meu esforço.

Voltando ao início do Texto, concluo ele, atribuindo aos três motivos pelos quais estive com a alma um pouco desestimulada ontem à noite, uma só causa. A mesma que me impossibilitaram ,mais uma vez, de participar em um evento público do na minha cidade natal; A mesma que fizeram recusar meu material no Cariri; A mesma que vetaram a minha manifestação junto com as de outros estudantes engajados em assuntos como esse (Greve dos Estudantes da Psicologia da UFC de Sobral ), ontem à noite no Festival UFC de Cultura. Uma só causa e cabe a vocês refletirem sobre ela.


Depois disso, continuo não me deixando esquecer de uma frase do Zeca Baleiro que também digo:

"eu digo calma alma minha, calminha, você tem muito que aprender..." 








A Sociedade está, cada vez mais, criando monstros, monstros para o MAU, monstros para o BEM. Meu pai me consolou, pedindo pra não baixar a cabeça e seguir em frente. Eu já sabia, respondendo-o que irei rebater tudo isso da forma que eu puder, com toda força, e isso só conseguiria de cabeça erguida.





Um comentário:

  1. OI RAPAZ..O SEU TEXTO me fez refletir...e acredite os monstros ainda são minoria posso parecer muito otimista mas..foi você mesmo que me fez acreditar nisso..depois de ler algumas coisas no seu blog..de ouvir sua ultima composição. acredito os jovens ainda podem sonhar..ou melhor podem construir um mundo bem mais compreensivo..eu acredito ! Abraço e que sua luz continue tocando as pessoas como tocou a mim.

    ResponderExcluir