Meus Canais

Exercício de Visão Espacial

Esse exercício ajudará no seu processo de visão espacial, o mesmo que estou desenvolvendo ao longo do curso de arquitetura. Para iniciarmos, utilizaremos uma forma talvez já vista por muitos em livros e em filmes: O Anfiteatro.    


Anfiteatro de Arles, França

Anfiteatros são arenas ovais ou circulares rodeadas de degraus a céu aberto (não confundir com os "Teatros" que são de bancada semi-circular ou semi-oval).O mais conhecido e maior deles é o Coliseu romano. Alguns anfiteatros, como o Coliseu romano e o Arena de Verona, podiam albergar até 40 000 pessoas  .

Modelo Virtual reproduzido no Google SketchUp por Pedro Lucca Cândido

Veja a Figura a cima. Fazendo uma analise sobre a arquitetura do objeto, eu diria:
O Anfiteatro representado tem capacidade para 500 pessoas sentadas;
Uma forma simétrica resolvida em semi-curvas e retas, estilo bem modernista; 
Adaptado com duas rampas e vagas exclusivas para cadeirantes, atendendo as exigências dos requisitos de acessibilidade;
Um palco com tamanho suficiente para peças teatrais e pequenas apresentações de música e de danças à céu aberto;
A altura não seria problema para a vista do entorno, pois fica a baixo do nível normal do terreno.


Um desse em nossa cidade. Eim?!
Eu aconselharia naquele espaço livre do Largo do Thebérge. Aquele que está só no piso de tijolo batido. Esse aí oh:  


Largo do Thebérge, Icó-CE

Já imaginou. Pois bem, ele é fato. Não real, mas virtual. 
O modelo que reproduzi em 3D, na segunda figura acima, é realmente um projeto não executado no período de reforma do Largo. Construí o modelo virtual obedecendo as dimensões (em escala) informadas no projeto original do Arquiteto responsável. E ali nada tem. Daí a razão da existência  de um espaço inacabado. 


O motivo pelo qual não foi construído. Não sei. 
A verdade é que existe sim esse projeto e ficou apenas no papel, veja só na próxima imagem. Se foi aprovado, ou melhor, licitado ou não, também não sei.


Largo do Thebérge: Fragmento detalhado do Projeto Original


Agora para desenvolver sua capacidade de visualização espacial, paire na mesma praça e imagine a construção ali. Não sei se você consegue ver, mas eu posso ver um Palco para grupos de teatro, músicos da cidade, palestrantes, dançarinos e campanhas de conscientização; e uma Arquibancada para uma população que carece de eventos culturais e outros programas. Agora Consegue?
Então se deu bem no exercício. Parabéns!!



2 comentários:

  1. Será que no nosso Icó ainda podemos esperar algo construtivo e benéfico para a sociedade? Ou a população marcada a ferro, estará pra sempre condenada a viver de migalhas???

    ResponderExcluir
  2. Joab, depende muito mais de nós, os fora-do-poder do que dos que têm as rédeas dessa carruagem desgovernada. Essa estória da reforma do largo do Thèberge ainda está por ser contada. Muita coisa passou pelo ralo, de que o sumiço de um anfiteatro do projeto é apenas mais uma. Se quiserem passar essa história a limpo, podem contar comigo. Abraços e parabéns Pedro, pelo blog.

    ResponderExcluir